Pós-graduação em Engenharia Digital e Tecnologia BIM - UTFPR Curitiba e Apucarana

07 Feb 2018

Com uma proposta inovadora, a abordagem de ensino se concentra na experiência de profissionais da construção civil e seu conjunto de práticas. O curso tem por objetivo a capacitação de graduados em Arquitetura, Engenharias, Tecnologias e áreas afins.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Engenharia Digital e Tecnologia BIM no Câmpus de
Apucarana. Com duração de aproximadamente 16 meses, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para empregar os conceitos do processo BIM na sua vida profissional, buscando soluções inovadoras em tecnologia, na arquitetura e engenharia.

Segundo o Professor Fábio Freire, Coordenador e Consultor BIM dos cursos, “a filosofia de ensino-aprendizagem adotada no curso de Engenharia Digital e Tecnologia BIM permitirá aos profissionais das áreas das engenharias e arquitetura utilizar um poderoso processo de modelagem tridimensional – BIM (Building Information Modeling) – que vai além da simples maquete eletrônica da edificação”.

Sobre o BIM

O BIM é um processo integrado para explorar digitalmente as características físicas e funcionais de uma edificação antes, durante e após sua construção. Permite encontrar melhores soluções construtivas para atender as exigências da ABNT NBR 15.575 – Desempenho de Edificações, além de proporcionar aumento na produtividade e qualidade dos projetos de arquitetura e complementares. BIM não é um software, é um processo vinculado ao ciclo de vida do edifício. Existem softwares voltados às várias disciplinas de projeto, que realizam a modelagem do edifício virtual, produção de documentação 2D/3D, listas de informações, identificação de conflitos e análises de desempenho. No processo BIM, todos são beneficiados de alguma maneira. O incorporador por ter um fluxo de obra mais contínuo, com produtividade e qualidade, a construtora por ter mais certezas de custos e de planejamento, assim como os arquitetos e engenheiros, por terem mais informações da obra e de todas as suas etapas, buscando novas e melhores soluções de projeto.

Em outros países, há a figura do BIM MANAGER, profissional que cuida da implementação BIM nas construtoras e escritórios de projetos, todavia no Brasil há uma enorme carência de profissionais capacitados em BIM e ferramentas de engenharia digital. Diante deste cenário é inegável a necessidade da oferta de cursos voltados a capacitação profissional, em ferramentas digitais, para obter todo o potencial do processo BIM.

Aumento da Produtividade e Qualidade

A excelência na gestão de projetos de arquitetura e engenharia é um fator preponderante para o aumento da produtividade e qualidade nas empresas da construção civil. “Escritórios de projetos e construtoras, precisam garantir prazo, custo, qualidade dos seus serviços”, conforme conta Freire, e continua: “O curso de especialização foi concebido a partir de consulta informal ao mercado (engenheiros civis, engenheiros eletricistas, arquitetos, gestores de empresa, entidades de classe e instituições governamentais) sobre as competências imprescindíveis ao Especialista BIM”, finaliza.

UTFPR Apucarana.Link para inscrições

Fonte: CREA-PR