• Kaspersky Platinum Partner
    Kaspersky Platinum Partner
  • Autodesk Value Added Reseller
    Autodesk Value Added Reseller
  • Adobe Platinum Reseller
    Adobe Platinum Reseller
  • APC Business Platinum Partner
    APC Business Platinum Partner
  • VMWare Professional Solution Provider
    VMWare Professional Solution Provider
  • Hp Preferred Partner
    Hp Preferred Partner
  • Microsoft Gold Certified Partner
    Microsoft Gold Certified Partner
  • Apple Authorized Reseller
    Apple Authorized Reseller
    
News Solo Network

News

Ninguém está seguro - Google sofreu ataque hacker nesta terça-feira

04 Jan 2017
hacker

A página inicial da maior ferramenta de buscas da internet, a Google, sofreu um ataque DNS na tarde desta terça-feira (3). De acordo com as imagens obtidas pelo TecMundo e por vários usuários pela internet, o autor do ataque se identifica como Kuroi'Sh. Diferente de muitas situações semelhantes, nenhum grupo levantou bandeira e, ao que parece, a invasão aconteceu apenas "por diversão" — também conhecido como "lulz".

O ataque hacker (no caso, "defacing") realizado por Kuroi'Sh fez com que a Google tirasse do ar, por alguns momentos, o buscador, o Google Maps e o Google Translate. Outros serviços continuaram rodando normalmente.

Em conversa com o próprio hacker, o site TecMundo descobriu que o hack foi realizado via SQL Injection e também foi direcionado ao DNS, tecnicamente falando. Um DNS, Domain Name System, é o sistema de gerenciamento de nomes hierárquico para sites, praticamente. Ele permite a inscrição de vários dados digitados, além do nome do host e de seu IP. Já o SQL Injection é um tipo de ameaça de segurança que se aproveita de falhas em sistemas que interagem com bases de dados via SQL.

Resposta da Google

"Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar. O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos. Os usuários ainda afetados podem fazer a troca do servidor DNS de sua rede, já que não há nenhum comprometimento do sistemas do Google. O DNS Público do Google pode ser uma alternativa. Veja como configurar sua rede neste link (em inglês)".

Para ficar livre de ameaças virtuais, conte com as soluções de segurança e antivírus da Solo Network.

Entre em contato e faça já sua cotação.


Confira a imagem da tela hackeada aqui embaixo:

tela google hackeada

Fonte: Tecmundo

News